Na atualidade não há mais espaço para frotas transitando desconectadas de uma central. Quanto maior o número de informações, maior será o controle e o gerenciamento das peculiaridades que envolvem uma frota corporativa. A tecnologia é uma grande aliada das empresas que precisam de dados para aperfeiçoar o gerenciamento dos veículos e condutores, especialmente no que diz respeito à segurança, desempenho, cuidados específicos de manutenção e redução de custos. As duas principais vias para o monitoramento adequado são a utilização de um rastreador veicular e da telemetria veicular. Cada uma dessas tecnologias possui uma função diferente, mas ambas são importantes para aprimorar a gestão da frota. Esse post busca fazer uma análise, a título de comparação, entre rastreador veicular e telemetria veicular, visando o máximo de informações sobre as diferenças e as particularidades, além das características e benefícios de cada um.
Rastreador veicular
Basicamente, um rastreador veicular tem a função de monitorar a localização do veículo em tempo real. O grande objetivo da utilização de um rastreador é a possibilidade de acompanhar os movimentos do veículo e encontra-lo rapidamente em caso de assaltos ou outros imprevistos. O simples fato da utilização de um rastreador poderá inibir os assaltantes, pois a possibilidade de serem identificados é muito maior. Além disso, haverá um controle maior sobre as paradas do veículo, que poderão ser identificadas pelo tempo de duração e pela localização.
Telemetria veicular
Já a telemetria possui um sistema de monitoramento muito mais completo, além de possibilitar a localização e identificação do veículo, possibilita um controle completo sobre diversos itens relacionados ao veículo e ao motorista. Tempo de frenagem, tempo de utilização da embreagem, velocidade média, velocidade por trecho, identifica se a pista em questão está seca ou molhada, rotação e temperatura do motor, falha no sistema de injeção, distancia percorrida, tempo de parada e outros itens relacionados ao motorista, como o tempo de condução, por exemplo. Com a utilização da telemetria é possível tomar decisões corretas, pois a empresa tem o controle total sobre o veículo e condutor.
O impacto da tecnologia no desempenho corporativo
A utilização da tecnologia de rastreamento e telemetria veicular impacta diretamente no crescimento corporativo. Os principais pontos que provam esse desempenho aparecem a seguir:
- Melhor desempenho dentro dos padrões estabelecidos pela empresa e pela lei que rege o transporte rodoviário, especialmente no que tange à responsabilidade do motorista.
- Identificação de iminentes falhas mecânicas, possibilitando a correção a priori. O custo de uma correção é muito menor se comparado com a troca da mesma peça pós-pane. Isso sem citar a possibilidade real de acidente.
- Constatação da necessidade de treinamento do motorista para o exercício da função. Apesar de ser raro, é possível que existam detalhes que possam ser ajustados.
- Corte de gastos, motivado pela identificação de problemas antes mesmo que eles ocorram. Aumento no lucro líquido da empresa pelo menor custo e aumento no faturamento por deixar a frota em dia.
- Aumento da vida útil de peças estratégicas nos veículos, como sistema de freios e embreagens.
- Tudo estará embasado na segurança, desempenho e gestão aprimorada, aumentando o grau de confiança entre clientes e parceiros.
A telemetria funciona através de um computador que, instalado no interior dos veículos, permite a leitura de sensores transmitindo os dados automaticamente via rede de telefonia celular, radio ou satélite para um servidor na web. Softwares, acessados pelo gestor de frota via internet, cruzam esses dados, gerando diversos tipos de relatórios detalhados e gerenciais sobre a utilização dos veículos e permite uma tomada de decisões mais eficaz, baseada em fatos e dados. É você de olho na sua frota!
Fonte: Blog Creare Sistemas